Como viveremos o amanhã?

Praça do Imigrante e o Processo de Tombamento em curso

 

https://youtu.be/zYKs1fqjUjI Vídeo sobre origem do Monumento do Imigrante

 

Qual o nome da Praça? Quando foi criada? E a reforma, quando se deu?  Hoje o nome é Praça do Imigrante (vide anexo Tombamento/downloads)

Porque até hoje não tinha sido revitalizada a Praça do Imigrantes? E porque até hoje não tinha sido Tombada a Praça? Para a revitalização havia a necessidade de definições relacionadas ao conceito de "patrimônio histórico e cultural".  Nesse sentido foi elaborado o dossie (Tombamento) e encaminhado ao IPHAN. Esse deliberou como proceder com burocracia formal, com custos e performace de engenharia indisponíveis pelos envolvidos. 

E como anda o processo ?

Hoje  o ISL2024 inscreveu-s em Projeto para catação de parte recursos ( https://www.aessul.com.br/site/socioambiental/premio_empreendedor_cultural.aspx     ) para a devida tramitação com Gestor de Projetos, para acompanhamento e efetivação do Processo de Tombamento. Solicitação indeferida pela AES-SUL, pois o poponente deve ter fins lucrativos e não é o caso do ISL2024.

E recebemos da Professora Doutora em História- Curso de História e Mestrado em Letras- Universidade Feevale, publicação na Revista da Unesp/São Paulo, valioso trabalho referente a História do Monumento e da Praça do Imigrante (anexo 616-2003-2-PB para download). 

No dia 22/02/2017 o ISL2024, foi recebido pelo Prefeito Ari Vanazzi e Equipe Executiva de Gestão, que apresentou a possibilidades da parceria, sendo ja agendada reunião de trabalho, para delibeações e ajustes pertinentes.

Neste espaço continuaremos informando as etapas e processos em tramitação. 

 

Documento integrante do dossie

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em amarelo definição do IPHAN dá área a ser inventariada com foco no Projeto de Tombamento

 

 

Arquivos para download:

ENCONTRE-NOS

Rua Brasil , 725, Centro, São Leopoldo - RS | CEP 93010-030

Saiba como chegar